26 de Setembro de 1939.
Neste dia o General Werner von Fritsch era enterrado em Berlim. Foi o 2º General alemão a ser morto na guerra.
O General von Fritsch, apesar de um grande apoiante do nazismo, via nas SS de Heinrich Himmler uma grande ameaça para a Werhmacht (as Forças Armadas alemãs).
A sua rivalidade com Himmler cresceu a tal ponto que em 1938 o General von Fritsch convocou Himmer para um duelo de pistolas, uma convocação que acabou por não ser entregue pelo General Gerd von Rundstedt, o oficial que tinha ficado responsável pela tarefa.
Toda essa rivalidade tinha começado algum tempo atrás quando Himmler e Hermann Göring acusaram o General von Fritsch de ser homossexual.
Apesar de aparentemente infundada, essa acusação levou ao fim da carreira do General von Fritsch.
Com essa acusação Himmler e Göring eliminaram um grande entrave nas Forças Armadas alemãs para o crescimento das SS.
E no dia 22 de Setembro de 1939, enquanto inspecionava a frente de combate, o General von Fritsch foi atingido por um tiro na coxa esquerda. De acordo com o seu ajudante de campo:
"Eu estava conversando com o General von Fritsch quando ele foi atingido por um tiro ou estilhaço na coxa esquerda.
Caiu imediatamente ao solo e quando nos aproximamos para prestar-lhe ajuda, limitou-se a dizer: 'Não se preocupe, está tudo bem.'
Menos de um minuto depois já estava morto."
E neste dia, 29 de Setembro, o General von Fritsch era enterrado em Berlim. Nem Himmler, nem Göring e nem Hitler estiveram presentes no enterro.
Com a sua morte as SS de Himmler tinham o caminho completamente aberto para crescerem como uma autêntica força paramilitar no interior das Forças Armadas alemãs.
O General Werner von Fritsch, o 2º General alemão a ser morto na Segunda Guerra Mundial
General Werner von Fritsch
Fonte. Hoje na Segunda Guerra Mundial - Link: https://www.facebook.com/hojenasegundaguerramundial/