Após sucessivas vitórias sobre as tropas nazistas ao redor do globo na Segunda Grande Guerra, após revolucionar as estratégias militares com veículos de combate e após libertar boa parte da Península Itálica do jugo alemão, o general estadunidense George Smith Patton ainda queria um embate contra a União Soviética.
"Com o 3º Exército, varreríamos o que restou dos soviéticos", disse certa vez, num discurso. Considerado por muitos paranóico, o anti-comunista era fiel patriota e foi muito diminuído pelos Aliados em diversas situações, por se mostrar contrário às políticas de amizade que as democracias ocidentais tinham para com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e sempre levantar a voz para dar a própria opinião - fosse esta a favor ou contrária às ordens de seus superiores. Inegável e polêmico herói, cansou de ser ignorado por seus líderes e, em 1945 adiantou a própria aposentadoria.
No dia 21 de Dezembro sofreu um acidente automotivo - ironicamente - envolvendo seu carro e um caminhão que transportava soldados que voltavam de uma festa noturna. Seria enterrado em Luxemburgo, sendo o único general norte-americano sepultado fora de sua terra natal.
21/12/1945 - Morre George S. Patton
George S. Patton