Terceira Regência da Princesa Imperial Dona Isabel no dia 30 de Junho de 1887 em Paço Imperial.
Após retornar da Europa em Dezembro de 1881 a Princesa Imperial Dona Isabel e o Conde d’Eu centrou suas atenções no cuidado e educação dos filhos até Novembro 1884 quando realiza uma viagem de visita às Províncias do Sul, tal qual fizera seu pai décadas antes, retornado à Corte em Março de 1885.
A Princesa parte para Europa acompanhada do Conde d’Eu em Janeiro de 1887. A viagem que duraria cerca de seis meses foi rapidamente interrompida, pois o Imperador Dom Pedro II ficou severamente doente em Março e como herdeira do Trono caso ocorresse algo deveria estar no Brasil. Além disso, o Imperador Dom Pedro II foi aconselhado pelos seus médicos a se tratar em Baden-Baden na Alemanha.
Retornando ao Brasil a Princesa Isabel pela terceira vez assume a Regência do império em 30 de Julho de 1887, desta vez por um período mais curto e o mais Importante de toda sua vida política. Foi durante a Terceira Regência que a Princesa Imperial Regente Dona Isabel assinou a Lei Áurea abolindo a escravidão no Império do Brasil.
A Regência teve fim quando Dom Pedro II com uma melhora de saúde devido aos tratamentos na Europa retornou em 22 de Agosto de 1888.
Terceira Regência da Princesa Imperial Dona Isabel
Imagem: “Dona Isabel de Bragança, Princesa Imperial do Brasil em trajes oficiais”, Marc Ferrez, 1887.