Total de visualizações

Teste Teste Teste Teste


Marcadores

Marcadores

Seguidores

Mais Notícias$type=three$author=hide$comment=hide$readmore=hide

Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.

POLÍTICA$type=sticky$count=4

Label Manager

ECONOMIA$type=carousel

O Príncipe Dom Luís Maria desafia o Decreto de Banimento

 

O Príncipe Dom Luís Maria desafia o Decreto de Banimento no mês de Maio de 1907 em Baía Da Guanabara.

O Príncipe do Brasil Dom Luís Maria Felipe desafia o Decreto de Banimento viajando ao Rio de Janeiro em Maio de 1907.

O Príncipe mesmo antes da sua elevação à Príncipe Imperial desenvolvia uma atividade política, social, esportiva e literária muito intensa. Dom Luís já havia escalado o Mont Blanc em 1896, realizado tours ao sul da África, Ásia Central e Índia, publicando sempre livros após suas jornadas, entre eles Dans les Alps (1901), Tour d’Afrique (1902), livros que lhe renderam o ingresso no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e À travers l’Indo-Kush (1906), livro premiado pela Academia Francesa e pela Societé de Geographie de France.

Em 1903 o Príncipe fica noivo de sua prima a Princesa Maria Pia das Duas-Sicilias e em Maio 1907 parte para sua jornada ao Brasil. Ao chegar aqui foi impedido pelas autoridades de desembarcar, porém parcialmente Dom Luís atingiu seu objetivo, causando um grande alvoroço e rebuliço na capital. Sua visita foi amplamente noticiada, milhares de fiéis monarquistas e curiosos foram até o cais para receber o neto de Dom Pedro II.

O Príncipe sensibilizou a sua mãe, a Princesa Dona Isabel, enviando-lhe um telegrama da Baía de Guanabara no dia 13 de maio, comemoração da Lei Áurea. Retornando à França Dom Luís escreveu o livro Sous la Croix-du-Sud (Sob o Cruzeiro do Sul) em 1912 contando sua tentativa de entrar no Brasil, desafiando o governo republicano. O livro foi traduzido para o português pelo Príncipe com o auxílio de Simplício de Mello Resende.

Imagem: “Luís, Príncipe Imperial do Brasil”, Pierre Petit, 1909.

0 on: "O Príncipe Dom Luís Maria desafia o Decreto de Banimento"