O F6F Hellcat foi um avião produzido pela Grumman e altamente utilizado pelo governo norte americano na Segunda Guerra Mundial, com destaque para a sua atuação na Campanha do Pacífico. Foi projetado para substituir o F4F Wildcat, que apresentava problemas em batalhas contra os A6M Zero japoneses. Apesar de possuir um motor mais potente, ser mais manobrável e mais resistente que o Wildcat, o Hellcat incorporou alguns elementos de seu antecessor, o que lhe rendeu o apelido de "o irmão mais velho do Wildcat".
Esses elementos, todavia, em nada influenciaram negativamente seu desempenho. Seu forte armamento padrão - 6 metralhadoras Browning M2 calibre .50 com 400 balas por arma - somados à sua rigidez e alta manobrabilidade o possibilitaram um sucesso histórico contra os Zeros japoneses - estatisticamente, 19 aviões inimigos foram derrubados pelo Hellcat para cada Hellcat derrubado por inimigos. Os Zeros, apesar de serem extremamente ágeis e bem armados, eram pouco resistentes e piores voando em altitudes elevadas, sendo vítimas das 6 metralhadoras .50 dos Hellcats norte americanos.
Seu maior concorrente foi o Vought F4U Corsair. Este apresentava problemas operacionais em porta-aviões e era menos manobrável que o Hellcat, superando-o em velocidade e razão de subida. Todavia, seus problemas operacionais em porta-aviões foram decisivos para a manutenção do Hellcat como o principal avião em operação pela marinha norte americana na Campanha do Pacífico.