Olavo Luiz Pimentel de Carvalho (Campinas, 29 de abril de 1947) é um conferencista, ensaísta, e autor brasileiro conservador. Atua nas áreas do jornalismo, filosofia, astrologia e ciência política, sendo um dos principais nomes do discurso neoconservador no Brasil.
Nasceu no município de Campinas, em São Paulo, onde viveu por volta de um ano e meio. Foi um militante comunista na juventude, mas decepcionou-se com a ideologia e se tornou um anticomunista convicto. Trabalhou como jornalista, profissão que exerceu até 1977 no Jornal da Tarde. Estudou no Conjunto de Pesquisa Filosófica da PUC-RJ por três anos, mas não concluiu o curso. Colaborou no primeiro curso de extensão universitária em astrologia da PUC-SP para os formandos em psicologia, em 1979 e realizava consultas astrológicas.
Seu primeiro livro foi lançado em 1980. Trabalhou em revistas e periódicos tais como Planeta, Bravo!, Primeira Leitura, O Globo, Época, Zero Hora, Jornal do Brasil e Jornal da Tarde, tendo sido demitido destes cinco últimos. Seu livro "O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota", lançado em 2013, vendeu mais de 150 mil exemplares.
Olavo de Carvalho
Olavo Luiz Pimentel de Carvalho