Edmund Burke.
O valor histórico, historiológico e historiográfico é imensuravelmente importante para as civilizações, pois trata-se do estudo do passado humano e civilizacional. Conhecer a história é algo de suma importância, como dissera Edmund Burke: “Aqueles que não conhecem a história estão fadados a repeti-la.”1 A história possui características específicas que com o seu estudo, nos permite saber aspectos das civilizações humanas que nos ajudam a compreender situações do presente e até especular o que acontecerá em um futuro próximo — logicamente que um historiador não faz especulações do futuro, ele apenas investiga, apresenta, discorre e explica o passado (seja remoto ou recente).
Não fosse o estudo histórico, provavelmente, não teríamos a quantidade de informações sobre o passado que temos hoje; conhecimento informativo que nos ajudam a compreender as relações humanas ao longo dos anos, décadas, séculos e milênios. Ter o saber histórico e historiográfico permite encontrarmos elementos compreensivos que nos ajudam em diversos aspectos da vida.
É de saber geral, que os tempos mudam e que essas mudanças podem interferir (e interferem) nas relações sociais. Um bom exemplo disso, são as mudanças abruptas na história das civilizações por conta de revoluções, a exemplo: revolução francesa, chinesa, russa, cubana, norte-coreana. […] Essas revoluções trouxeram consigo: diversas mudanças – benéficas e maléficas – nas estruturas sociais. Além disso, tivemos outros deslocamentos históricos que são fontes de estudos importantíssimas para nós; um dos principais é a passagem da idade média para a idade moderna.
Bibliografia:
1. BURKE, Edmund. Irish, Social and Political Philosophy.
Por: Salomão Campina